Notícias

<< voltar

Nova técnica para diagnóstico de câncer

HC testa nova técnica para diagnóstico de câncer labial

O Hospital das Clínicas da FMUSP (Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo) está testando uma nova técnica desenvolvida nos Estados Unidos para diagnosticar câncer no lábio. O exame é inédito na América do Sul e não tem necessidade de cortes ou anestesia.

O procedimento é realizado com um microscópio especial, semelhante a um ultrassom, que escaneia a área suspeita de lesão, sem prejuízo do tecido estudado. "O equipamento permite estudar as alterações celulares das camadas superficiais da pele e da mucosa oral 'viva', de forma criteriosa", explica o Dermatologista e chefe do ambulatório de Estomatologia do hospital, Marcelo Mente.
Em contato com a mucosa oral, o aparelho emite um laser não lesivo, escaneia a área com suspeita de lesão e encaminha as imagens, em preto e branco, para o computador. A ampliação possibilita examinar as alterações celulares e indicar outros exames complementares, como a biópsia, quando necessário.
Cerca de 50 pacientes em tratamento na Clínica de Dermatologia com suspeita de câncer labial serão os primeiros a testar o benefício.A inovação não deve substituir a biópsia, mas permitirá a avaliação de mais áreas lesadas, segundo Mente. "O método poderá ser útil no processo de retirada do tecido, por captar as alterações celulares das camadas superficiais da pele e da mucosa com precisão."
Nesta primeira fase no Hospital das Clínicas, o equipamento será uma ferramenta de estudo e pesquisa para avaliar a doença.

Fonte: Folha Online
8 de novembro de 2010
 

Newsletter

Receba os nossos informativos!

Campo belo
Avenida Vereador José Diniz, 3457 - Conj. 709 Tel.: (11) 4506-6555
E-mail: contato@clinicaracy.com.br

imagem da Clínica Racy