Notícias

<< voltar

Ortodontia

Moda de Aparelhos ortodônticos pode causar danos aos jovens

 Vários aparelhos ortodônticos e acessórios estão sendo adquiridos nos camelôs

 
Vários aparelhos ortodônticos e acessórios, sem nota fiscal e sem origem de fabricação, foram apreendidos com ambulantes sem permissão para atuar no comércio de rua, ao logo da semana passada. O uso desses aparelhos virou moda recentemente entre os jovens. Com elásticos coloridos trançados e enrolados, o material é usado apenas para questões estéticas e apresentam riscos à saúde, uma vez que é utilizado sem orientação profissional e fixados com cola inadequada para fixar as peças nos dentes.
 
O movimento provocado pelo aparelho instalado sem planejamento e controle por um profissional habilitado pode provocar a piora no alinhamento dos dentes por movimentos indesejados, reabsorção do osso de suporte dos dentes, de forma irreversível, chegando até a perda dos dentes, comprometendo definitivamente a saúde e a estética.Isso sem falar nos aspectos sanitários e de biossegurança é o que orienta o Departamento de Ortodontia e Odontopediatria, da USP.
 
De acordo com dentistas, o conjunto de peças coladas e unidas por elásticos em um fio de aço provocam movimentação nos dentes, o que pode causar retração na gengiva e perda óssea nos dentes.
 
Nos últimos meses, o Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (Crosp) começou uma campanha para impedir o comércio ilegal, com varias autuações e apreensões de aparelhos falsos que também são vendidos em lojas autorizadas. Empresas do setor foram orientadas a restringir a venda de produtos ortodônticos a profissionais.  
 
A principal preocupação do Conselho é preservar a saúde bucal da população, pois quando uma pessoa leiga coloca esses aparelhos pode ocasionar a curto e médio prazo problemas na gengiva e, até mesmo, em casos mais graves, a perda da estrutura óssea e a queda dos dentes. Por isso é extremamente importante procurar um cirurgião dentista para receber o tratamento adequado.     
 
Fonte:consumidor conciente

Newsletter

Receba os nossos informativos!

Campo belo
Avenida Vereador José Diniz, 3457 - Conj. 709 Tel.: (11) 4506-6555
E-mail: contato@clinicaracy.com.br

imagem da Clínica Racy