Selante

O selante é um excelente recurso para a prevenção de cáries. Ele consiste em um material plástico aplicado sobre os sulcos dos pré-molares e molares.

Ele age como uma película protetora que, facilitando a limpeza dos restos alimentares e o controle da placa bacteriana, reduz o risco de essas superfícies cariarem-se. Essa película protetora não deve ser muito espessa, pois poderá interferir na oclusão (na mordida). Ela deve apenas cobrir as superfícies rugosas dos dentes posteriores.

Estes dentes, usados para triturar os alimentos, contêm fissuras e fóssulas - pequenas ranhuras e depressões que os restos alimentares e a placa bacteriana ficam retidos e se acumulam e onde as cerdas das escovas não conseguem limpar, uma vez que são muito largas para poder alcançar o fundo desses sulcos e fissuras. Formando uma película protetora, os selantes protegem o dente dos restos alimentares e da placa bacteriana, diminuindo, assim, o risco de cárie.

As crianças são as maiores beneficiadas com este tipo de tratamento. Os selantes devem ser aplicados em seus dentes, especialmente naqueles recém-erupcionados. Os selantes são recomendados para todas as crianças, mesmo aquelas que recebem aplicações tópicas de flúor ou que vivem em uma comunidade com água fluoretada. O flúor ajuda no combate à cárie, mas é menos efetivo nas superfícies rugosas dos dentes.

Os selantes não devem ser aplicados em pessoas de baixo risco de cárie, com dentes que tenham sulcos e fóssulas rasas, o que permite fácil limpeza. Além disso, só deve ser aplicado quando o dentista tiver certeza de que no fundo dos sulcos não existem cáries.

A aplicação leva cerca de poucos minutos. Primeiro, o dente deve ser limpo, depois, sua superfície rugosa é preparada e o selante é aplicado, ficando aderido à superfície rugosa do dente.

Quando o selante é aplicado, ele escorre e penetra nas fóssulas e fissuras do dente. Com a mastigação, irá ocorrer um desgaste natural dessa película protetora e por isso, para manter o efeito protetor, há necessidade de verificação periódica durante as visitas de retorno; assim, o dentista determinará se a reaplicação é necessária.
 

Newsletter

Receba os nossos informativos!

Campo belo
Avenida Vereador José Diniz, 3457 - Conj. 709 Tel.: (11) 4506-6555
E-mail: contato@clinicaracy.com.br

imagem da Clínica Racy