Retração gengival

Uma queixa muito comum nos consultórios odontológicos é a sensibilidade dentária durante a ingestão de bebidas frias ou quentes.

Essa sensibilidade pode ter várias causas. A mais comum é a retração gengival, que é um deslocamento da gengiva, provocando a exposição da raiz do dente.

Como a raiz do dente é coberta pelo cemento que desaparece com a exposição da mesma, a dentina, que é sensível, fica exposta.

Este problema pode ser amenizado com bochechos com soluções fluoretadas, mas a medida mais eficaz é a aplicação de verniz fluoretado pelo cirurgião dentista.

As principais causas da retração gengival são: excesso de força durante a escovação; inflamação da gengiva pela presença da placa bacteriana; força excessiva sobre o dente causada por má posição dentária ou por restaurações "altas"; restaurações mal adaptadas na região cervical, próximas à gengiva; inserção alta dos freios labiais e lingual; tratamento ortodôntico realizado de maneira incorreta; dentes apinhados (encavalados) e, por fim, pouca espessura do osso que recobre a raiz.

O tratamento da retração gengival consiste, normalmente, na eliminação da causa por intermédio de escovação adequada, limpeza profissional, ajuste oclusal, remoção de excessos de restaurações e, se for o caso, corrigir a má posição do dente com aparelho ortodôntico.

É possível recobrir a raiz novamente, por intermédio de técnicas cirúrgicas utilizadas principalmente em retração de um ou no máximo dois dentes. Os resultados não são previsíveis, mas em determinadas situações, vale a pena tentar. A principal indicação deste tratamento é a estética.

Newsletter

Receba os nossos informativos!

Campo belo
Avenida Vereador José Diniz, 3457 - Conj. 709 Tel.: (11) 4506-6555
E-mail: contato@clinicaracy.com.br

imagem da Clínica Racy